GOKAI – 五戒
今日たけは Kyo dake wa – Só por hoje
怒るな Ikaruna – Sou calmo
心配すな Shinpaisuna – Confio
感謝して Kanshashite – Sou grato
業をはけめ Gyo wo hageme – Trabalho honestamente
人に親切に Hito ni shinsetsu – Sou bondoso
Os princípios Gokai são a base da Filosofia de Vida que vivenciamos no Reiki. Atuam como antídoto para remover inibições e bloqueios, transmutando pensamentos e atitudes negativos em positivos. A prática diária destes princípios (tal como recomendava o Mestre Usui) favorece a alteração de hábitos de vida através da elevação da consciência. Ao recitar frequentemente as afirmações, começamos a integra-las conscientemente no nosso dia-a-dia. Este processo de consciencialização é o ponto de partida para a alteração de hábitos e comportamentos pouco saudáveis. Estejamos a falar da forma de agir perante determinadas circunstâncias, formas e qualidade dos pensamentos, ou outros.
Expandir os princípios Gokai ao nosso quotidiano e não limitá-los aos breves momentos de recitação, é o que caracteriza a filosofia de vida do Reiki. Tudo acontece a seu tempo e ao ritmo de cada um. Podem mesmo recitá-los antes de enfrentarem situações difíceis, como uma reunião importante, uma entrevista, etc.
Com o tempo e a prática, este exercício tornar-se-á semelhante à aprendizagem de uma dança: em que primeiro temos que tornar os passos conscientes para que o corpo memorize os seus movimentos – acontece a nossa mente já saber os passos mas o corpo demora mais a executá-los; depois, passamos por um período de inconsciência, quando o corpo já assimilou os seus movimentos e os executa de forma natural e espontânea – aqui apenas o corpo trabalha de forma fluída e harmoniosa, sem interferência do consciente; e, por fim, o estado superconsciente – em que corpo e mente trabalham em uníssono de forma consciente e una. Esta fusão corpo e mente é o que nos faz dançar com fluidez, prazer e transcendência. Assim é o Reiki, quanto mais o aplicamos, treinamos e sentimos, mais ele faz parte de nós como se já fosse o nosso eu interior. Só temos que o praticar!
Só por hoje, sou grata!